Entrevista com o autor #04 - Gabi Rhaekyrion

26/12/2020

Fala galera.

Tudo bem?

Estão lendo bastante? E escrevendo?

O "Entrevista com o autor" visa buscar autores nacionais em início de carreira e dar um espaço a eles, para que possam contar um pouco de seus projetos e também de suas vidas pessoais, caso queiram. 

A entrevistada da vez é minha parceira, Gabriela Maria, mais conhecida como Gabi Rhaekyrion.


1 - O que a levou a ser escritor(a)?

A escrita sempre fez parte da minha vida. Desde os 13 anos escrevo. Comecei com fanfics, desejando viver dentro dos animes que assistia e depois de conhecer a plataforma Anime Spirit - hoje Spirit Fanfic - comecei a me aventurar nesse universo das fanfics.

Porém, essa não foi a única razão. Conheci grupos de RPG escrito no mesmo site e comecei a jogar nessa metodologia na mesma época. Fiquei apaixonada pelo jogo, fazendo parte do antigo Clã Masayuki, até que o mesmo se desfez e eu criei o meu clã, que se chama Rhaekyrion, ativo até hoje.

O RPG foi essencial para a criação dos meus primeiros personagens originais, foi nas campanhas que criava, nos cenários que elaborei, onde comecei a construir meus primeiros mundos.

Então, depois de passar por um momento bem intenso da minha vida, descobri na escrita uma espécie de cura para uma depressão.

Achei propósito na vida ao dar ouvidos ao meu coração e começar a escrever, de fato, profissionalmente.

2 - Algum personagem foi marcante em sua vida (filmes, desenhos, livros) a ponto de tornar-se seu personagem favorito? E em suas histórias existe algum personagem "queridinho"?

Ah! Pegadinha isso, né? Vai difícil escolher apenas um. Mas vou ressaltar Eragon e Saphira, a dragão mais incrível de todas. A saga de Eragon me inseriu na ficção fantástica e eu amava Saphira mais do que tudo, queria ser uma cavaleira de dragão.

No mundo dos desenhos, os animes sempre foram minha paixão, eles me inspiram quando o bloqueio criativo resolve bater na porta. Gostava muito de Inuyasha, principalmente as personagens femininas fortes, como a Sango e a Kikyou.

Hoje em dia, pensando bem direitinho, a Alice, do livro Labirinto dos Espíritos, é a de longe a minha personagem favorita.

Nossa a Bannery e a Laverne, são as duas personagens que mais me orgulho de ter criado e por quem tenho um apreço sem tamanho. Gosto de como a história pessoal delas é densa, pesada, muito envolvente e que me sinto como se fossem parte de um passado meu, como se realmente tivesse acontecido. Há contos delas no meu Instagram e em breve também estará disponível no Wattpad.

3 - Qual a sensação de entrar no mundo da literatura?

A melhor do mundo! Existem diversos desafios nessa vida de ser escritora de fantasia nacional, pincipalmente pelo preconceito machista que sofremos, mas a quantidade de pessoas, oportunidades e realização são impagáveis.

Todos os escritores que ainda não começaram para valer deveriam fazê-lo para já! É muito gratificante conhecer os leitores, outros autores e uma rede tão linda de pessoas.

4 - Antes de escrever você costuma pesquisar? Se sim, como funcionam essas pesquisas? Qual é a sua busca por referências e inspirações? 

Depois da euforia da ideia, arrumo o roteiro geral do enredo e então o guia dos aspectos do mundo.

Como escrevo alta fantasia, normalmente preciso estudar muito para criar o cenário que me vem a mente. Sou formada em biologia e adoro usar elementos da evolução, constituição climática, formação biológica, relações de nicho e ecologia para construir o aspecto geral do novo universo.

Porém, também pesquiso formação política, cultura, arquitetura e comércio. Para isso, assisto diversos documentários, leio alguns artigos científicos, pesquiso em livros acadêmicos ou em matérias governamentais confiáveis.

Atualmente estou trabalhando no universo de uma das minhas sagas, venho estudando sobre as civilizações perdidas pelos documentários do History, enquanto assisto vou anotando aspectos sociais, filosóficos, culturais e comerciais, para criar a cara perfeita dos meus reinos.

5 - Os leitores costumam cobrar algo de você?

Normalmente gostam de spoiler, querem que eu diga logo o final, como uma ansiedade. Vejo sempre com carinho esses comentários, me deixa feliz saber que a história está prendendo, gerando curiosidade. 

6 - Como funciona o seu processo criativo? Tem algum "ritual" na hora de escrever?

Ah! Tem sim! Gosto de escolher uma seleção de música específica, deixar o ambiente onde escrevo bem limpo e organizado e uma xícara generosa de café do lado.

Primeiro escuto as duas músicas iniciais com calma, fecho os olhos e mergulho na mente dos meus personagens. Enquanto isso, beberico o café.

Quando essa conexão acontece, esqueço totalmente o mundo ao redor e começo a escrever.

Uma coisa curiosa é que gosto de me movimentar, nunca fico numa posição só ao longo do trabalho. Também gosto de escrever na cama ou na rede, a mesa me deixa levemente estressada, não me sinto confortável.

7 - Quais são seus projetos atuais e futuros?

Agora, só restará saber se vão pagar o preço pela vingança.

Foi uma publicação junto a editora Chiado Books, que tem atuação nacional e internacional. A pré-venda já esta rolando e o lançamento oficial será dia 04/12. Para adquirir um exemplar basta acessar meu perfil do Instagram e clicar no link da Bio.

Esse foi um ano bem maluco, tanto pela pandemia, quanto pelo avanço na minha carreira. Acho que essa sensação de "não tenho nada a perder" me ajudou a esquecer o medo e cair de cabeça dos detalhes sórdidos dessa profissão.

Então, acabei terminando dois livros no mesmo ano, onde o segundo mandei para o concurso literário da DarkSide. Obviamente não ganhei, mas o livro ficou para a publicação do meio do ano de 2021.

Meu segundo livro finalizado é o primeiro de uma saga de cinco livros. Conta a história de um rapaz de 17 anos, que vive em um mundo nascido na magia, e que sai da sua pacata vila para estudar em um enorme colégio de nível intermediário em magia. Sonhando ser um atleta de Corrida da Caçada, Ivóry Draconny acaba tendo a infelicidade de estar no lugar errado, na hora errada e vira o alvo de uma criatura há muito extinta, ou era isso que o povo de Falmerg pensava.

Esse livro se chama Wattarny e é o primeiro da saga A Árvore de Tennar, mas ainda não tem capa definida. Calma, que tem uma degustação desse mundo nos contos do meu Blog, que se chamam Aparição e Insônia entre Livros.

Esses são os dois projetos que finalizei, mas recentemente comecei uma nova obra, que também será uma alta fantasia e se passará em um cenário futurístico. Isso é tudo que poderei falar por enquanto.

Para encerrar, também realizo trabalhos de análise crítica e ghost writer com parceria da Ghost Writer Assessoria Literária. Amo essa possibilidade de ajudar outros escritores com seus enredos.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Blog, e para seus futuros leitores?

O recado mais importante da vida é: siga seus sonhos. Aprendi ao longo dessa jornada que é necessário dar ouvidos aos nossos desejos, mesmo sem o apoio que desejamos.

Muitas amarras internas existem pelo simples fato de nos deixarmos levar pelo status quo. Esqueça os padrões, eles só servem para enriquecer governos e empresas interessadas em manipular a massa.

Confie nos seus instintos, se dedique, busque, estude MUITO e nunca na vida se importe com conselhos e opiniões de pessoas âncoras.



Sobre a autora:

G M Rhaekyrion

Gabriela Maria de Andrade Correia ou simplesmente G. M. Rhaekyrion, é um dos novos nomes da ficção e fantasia brasileira. Nascida na cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas, sempre cultivou uma mente fértil para criações fantásticas. Amante dos animais, sejam eles cães, gatos ou dragões, coloca toda a sua paixão por criaturas em suas obras.

Já na adolescência demonstrava sua aptidão para a escrita expressando suas habilidades tanto na produção de textos autorais, quanto na produção de fanfics e desenvolvimento de RPG, sendo atualmente mestre de uma mesa online mais conhecida como Clã Rhaekyrion.

Formada em Biologia pela Universidade Federal de Alagoas, aproveita seus conhecimentos nas áreas biológicas para enriquecer seus mundos e suas criações com base na ciência.

Atualmente vive em um sítio, onde se conecta com a natureza e cuida de seus quatro gatos, junto a sua esposa.




Clique aqui para comprar o livro da autora.  


Que Deus abençoe a todos.

Muito sucesso na escrita.

Me siga nas redes sociais:

Instagram: @mattqueirozm

facebook.com/mqueirozm

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora